Surfe deluxe

"Brasileiros são os árabes do tour"

29.3.09

A dica foi de um leitor anônimo, num comentário do post "That's bullshit", sobre o preconceito velado contra brasileiros no tour. Depois da Surfing, o site de esportes de ação francês Agoride resolveu levantar a lama que estava assentada nas entranhas da ASP.

Para fazer os nativos da terra dos bons vinhos entenderem a situação, o jornalista usou analogia curiosa, mas perigosa: "Os brasileiros são um pouco os árabes do tour". O cara usou a imagem do povo mais massacrado pelo preconceito na França para fazer o leitor entender o drama. Como o árabe que vive em terras gaulesas, o brasileiro que vive no tour é um imigrante rejeitado. É como ter o passaporte, mas com cidadania de segunda classe.

Leia aqui a matéria no Agoride.

Marcadores: ,

Álbum: diversão é no Recreio


Chegou a primeira foto da sessão álbum dos leitores - enviada a pedido do Surfe Deluxe: Chloé Calmon deslizando suavamente numa esquerda do Recreio, no Rio, em um dia de aparente terral e muito fun. A foto é do Orlando Cunha. Mandem outras, mas só as boas!

Marcadores: ,

Tulio Brandão por Tulio Brandão

26.3.09



Lá no além mar tem um cara chamado Tulio Brandão. Sim, um xará deste blogueiro, só que muito mais surfista, surfista de verdade. O carioca Tulio José Silva da Cunha Brandão aprendeu a surfar no Quebra-Mar, na Barra da Tijuca, mas há 13 anos busca ondas em Portugal.

Em terras lusas, o cara é surfista profissional e modelo. Quase sempre, mais surfista que modelo. Às vezes, mais modelo que surfista. "Surfe quase não dá cash aqui em Portugal." Mas não faltam patrocinadores: a Quiksilver Portugal, a Dragon, a Island Style e o shaper Bruce Mckee.

A história de modelo é influência antiga do Paulo Zulu, outro antigo local do Quebra-Mar. Entre uma onda e outra, o cara já fez trabalhos para nomes como Dolce e Gabana, Yves Saint Laurent e Galiano.

No surfe, Tulio virou local de Matosinhos, mas é conhecido por todos os picos portugueses. Tem títulos como o de campeão do Porto, campeão da Vila do Conde e campeão do Circuito do Espinho. O xará conta abaixo, numa pequena entrevista, um pouco de tudo nas ondas lusas.

SDL: Como vai o surfe em Portugal:
Tulio: "Vai evoluindo bem, mas as oportunidades não são muitas para aparecermos, pois há uma panela e favoritismos que por mais que nos esforcemos não nos deixam aparecer. Ainda assim, a evolução sem dúvida é notória, começando pelos mais novos."
SDL: Como é a vida de surfista em Portugal? Rola um reconhecimento ou é melhor se apresentar como modelo?
Tulio: Bro! Essa pergunta é forte. Aqui os dois não são assim tão respeitados, mas costumo me apresentar como modelo, pois o surfe quase não dá cash, porque os patrocinadores não estão para aí virados.

SDL: E as ondas, qual a melhor época em Portugal?
Tulio: Há muitos picos em Portugal. Vale mesmo a pena vir no fim de abril, quando as ondulações de primavera entram limpas, gerando altas ondas em todo continente.

SDL: Sente falta do Brasil?
Tulio: Sinto muita falta do meu Rio e da minha amada Barra.

SDL: Como está a mídia em Portugal?
Tulio: A mídia especializada vai se comportando muito bem, com qualidade em varios níveis. Além disso, temos tido atenção por parte de marcas fora do surfe. Isso, para nós, é muito bom.
SDL: Slater está surfando com uma prancha de bico redondo, tentando fazer manobras de skate. Por que caminho você acha que segue o surfe?
Tulio: Para uma evolução natural e o livre arbítrio. Kelly é Kelly, e sabe que pode contribuir muito para o nosso desporto. Eu também sou um adepto de mudanças, e acho que a tendência será uma evolução comandada por mentes como a do melhor surfista de todos os tempos.

SDL: E Tulio Brandão, xará, vem de onde?
Tulio: Bro! O nome Tulio me veio por herança, de meu tio, que morreu num acidente de aviação na Guerra do Ultramar, em Angola. Meu pai Telmo achou por bem homenagear o irmão pondo o nome dele em mim, e eu gosto muito. Tulio Brandão transmite força!

Marcadores: ,

Álbum de verão: Noronha e Itacaré

21.3.09



Duas belas fotos para encerrar verão: a de cima, feita pelo fotógrafo Marcelo Fantucci, é do surfista Ademar nos Corais de Itacaré; a de baixo, do amigo e bom surfista Thiago Costa na Laje do Bode, menos de duas semanas atrás. Flagrou outras ondas pelo Brasil? Mande para cá!

Marcadores: ,

That's bullshit!

18.3.09

Ainda não escrevi sobre os três mosqueteiros - digo, brasileiros - no tour. Andei entubado no trabalho oficial, sem tempo para outros escritos. Deu para ver apenas as baterias on demand no site da Quiksilver durante o evento da Gold Coast - foi o suficiente considerar a performance do Mineiro arrebatadora. Não ligo para o branco na final.

Antes de escrever a primeira linha sobre a primeira etapa do ano, chegou às minhas mãos - através do amigo do Surfe Deluxe Sérgio Ferreira - um texto do americano Jimmy Wilson, publicado no site da tradicional revista ianque Surfing, chamado "That's Bullshit!". É um desses escritos indispensáveis ao surfista brasileiro com um pingo de orgulho. Definitivo.

O texto fala sobre o preconceito velado existente contra o surfista brasileiro no tour. Jimmy, para provar a tese, pinçou trechos de textos sobre o Mineiro na Gold Coast e comentou-os, um a um, provando que quase sempre prevalecia o deboche, o desrespeito ou a indiferença - de uma maneira subliminar ou direta mesmo.

O louco ato desse americano - sair em defesa de brasileiros no site da Surfing - merece ser comemorado com várias Buds. Jimmy não é um brasileiro com muito orgulho e muito amor, mas teve a coragem - ou como dizem por lá, the balls - para levantar a voz num dos países que mais fomentam o preconceito contra brasileiros e outros latinos no mundo. Como o preconceito é a maior arma da ignorância, ele certamente sabe que seu texto pode ajudar muito na quebra desse paradigma.

Prova disso é que nos 35 comentários ao texto, alguns saem abertamente em defesa de Jimmy. Está certo, a maioria ainda desce o sarrafo nos brasileiros, mas já há oposição entre eles. E, dizem por aí, ganhar apoio no território do adversário é o primeiro passo para vencer uma eleição.

Leia a abaixo abertura do texto do Jimmy:

It’s a well-known fact; there is prejudice against Brazilians in the world of surfing.

You all know it, but why is it like this? I’d say it boils down to them being easy targets. There hasn’t been a legitimate Brazilian Title contender in well over a decade. They are always throwing out exaggerated claims even on average rides. They grovel every bit of the wave until it fizzles out. They are passionate and proud of their country. They are not known for having particularly smooth styles. And lastly, they are immediately written off in solid surf.

I want to ask, though: why are we so quick to write them off?
Quer ler o resto? Clique aqui para visitar o site da Surfing.

Marcadores: , ,

Gold Goast: Mineiro na semifinal

10.3.09

Matéria fresquinha da Tati Feldens, com fotos da própria, diretamente da Gold Coast:
Mineirinho está na semifinal do Quiksilver Pro. O paulista Adriano de Souza, o Mineirinho, será o representante brasileiro no podio do WCT de surf Masculino nesta quarta-feira aqui na Gold Coast, na Austrália. Ele passou para as semifinais da 1ª etapa do Quiksilver Pro apos derrotar o australiano Bebe Durbidge.

Na etapa anterior, Mineirinho despachou o havaiano Fredrick Patacchia com o placar de 17,10 x 11,00 pontos. Amanhã, nas semifinais, o paulista pegará o australiano Taj Burrow. A outra bateria será entre os amigos e locais do pico, Joel Parkinson e Mick Fanning.

Resultados de hoje e as baterias das semifinais:

OITAVAS-DE-FINAL: 1.a: C. J. Hobgood (EUA) 17.24 x 16.43 Jihad Khodr (BRA) 2.a: Joel Parkinson (AUS) 13.90 x 10.90 Chris Davidson (AUS) 3.a: Mick Fanning (AUS) 17.90 x 12.40 Jeremy Flores (FRA) 4.a: Damien Hobgood (EUA) 16.30 x 15.50 Julian Wilson (AUS) 5.a: Bede Durbidge (AUS) 17.16 x 13.93 Jordy Smith (AFR) 6.a: Adriano de Souza (BRA) 17.10 x 11.00 Fredrick Patacchia (HAV) 7.a: Taj Burrow (AUS) 17.00 x 16.23 Dane Reynolds (EUA) 8.a: Adrian Buchan (AUS) 14.33 x 11.33 Tom Whitaker (AUS)

QUARTAS-DE-FINAL: 1.a: C. J. Hobgood (EUA) 4.37 x 15.00 Joel Parkinson (AUS) 2.a: Mick Fanning (AUS) 18.53 x 13.00 Damien Hobgood (EUA) 3.a: Bede Durbidge (AUS) 6.77 x 17.86 Adriano de Souza (BRA) 4.a: Taj Burrow (AUS) 14.40 x 14.00 Adrian Buchan (AUS)

SEMIFINAIS: 1.a: Joel Parkinson (AUS) X Mick Fanning (AUS) 2.a: Adriano de Souza (BRA) X Taj Burrow (AUS)










Marcadores: , , ,

Surf Adventures 2

9.3.09

Tá no ar o site oficial do filme Surf Adventures 2. Clique aqui e vá lá.

Marcadores: ,

Uma geral na Gold Coast

8.3.09

Tati Feldens, a fiel colaboradora do blog Surfe Deluxe, largou o dedo em sua máquina digital nos últimos dias na Gold Coast. Fez imagens do cotidiano de um mundial de surfe, e vai mandar textos com atualizações do que rola em Snappers ou Duranbah.

Por enquanto, do Rio mesmo, o que já vimos: a Stephanie Gilmore com o caneco do Roxy Pro, a decepção com o nono lugar da Silvana - depois de excelente performance na primeira fase -, a surpresa com o quinto lugar na estreia da Bruna e um Jihad Khodr em forma, pelo menos nas pequenas direitas que abastecem o evento da Gold Coast. Antes do ciclone que se anuncia por aquelas bandas varrer Snapper, prometo rabiscar impressões sobre Mineiro, Heitor, Jihad e, claro, o campeão, se não for nenhum deles.

Da série "perguntas que ninguém fez à ASP": onde deu mais onda este ano? No WQS em Noronha ou WCT na Gold Coast? WCT em Noronha já.

Seguem as fotos da Tati:








Marcadores: , ,

Surfe Deluxe
Blog de notícias sobre as ondas e seus personagens, escrito com palavras salgadas pelo jornalista Tulio Brandão.
Participe!
Surfe Deluxe divide a onda. O blog é aberto à participação dos leitores, com textos e fotos. Quem tiver história ou imagem, mande para surfedeluxe@gmail.com
Arquivo
10/2000 - 11/2000
09/2007 - 10/2007
11/2007 - 12/2007
12/2007 - 01/2008
01/2008 - 02/2008
02/2008 - 03/2008
03/2008 - 04/2008
04/2008 - 05/2008
05/2008 - 06/2008
06/2008 - 07/2008
07/2008 - 08/2008
08/2008 - 09/2008
10/2008 - 11/2008
11/2008 - 12/2008
12/2008 - 01/2009
01/2009 - 02/2009
02/2009 - 03/2009
03/2009 - 04/2009
04/2009 - 05/2009
07/2009 - 08/2009
04/2010 - 05/2010
05/2010 - 06/2010
06/2010 - 07/2010
11/2010 - 12/2010
03/2011 - 04/2011
04/2011 - 05/2011
11/2011 - 12/2011
09/2015 - 10/2015
Postagens atuais
Créditos
Foto de fundo: Saquarema, por Fábio Minduim / Layout: Babi Veloso
Feeds RSS
» Clique aqui e receba o blog no seu agregador favorito
» O que é RSS?

Surfe Deluxe, por Tulio Brandão :: tulio@surfedeluxe.com.br :: Assinar o feed