Surfe deluxe

Phil, de pranchinha, no WQS

21.12.07

Phil no dia de seu título mais importante, em Anglet, França. (Foto: ASP/Oxbow)

Campeão mundial de longboard. O primeiro brasileiro a ganhar um título adulto da ASP. Elogiado pelo maior jornalista especializado em surfe do mundo, Nick Carroll, depois de uma performance arrebatadora no Havaí. Especialista em ondas grandes, hábil no tow in. Respeitado pelas manobras progressivas numa modalidade de surfe clássica. E, por último mas não menos importante, um exemplo de atleta.

Na próxima temporada, Phil Rajzman vai emprestar todos os atributos descritos acima ao surfe de pranchinha. Depois de vencer, ao lado de Suelen Ferreira e Simão Romão, o Festival Petrobras de Surfe no último fim de semana, ele contou ao Surfe Deluxe que, em 2008, vai se dividir entre as competições de longboard e o WQS, na esperança de chegar à elite do surfe. O maior obstáculo são as ondas duvidosas da divisão de acesso, já que, nos destinos prime do WCT, Phil é unanimidade.

"Depois do título mundial de longboard, deu vontade de voltar a competir de pranchinha. Tenho o objetivo de chegar ao WCT e, com certeza, o fato de gostar de eu ondas pesadas favoreceria meu desempenho na elite, a exemplo do Léo Neves. Ano que vem, seria uma readaptação às competições de pranchinha. Primeiro pretendo competir umas 3 ou mais etapas para ir ganhando confiança e mostrar meu potencial a patrocinadores", explicou.

Quando moleque, turbinado pelas lições de Rico de Souza, com quem aprendeu a surfar, Phil ganhou títulos amadores na pranchinha, mas sem experiência em competições internacionais, sucumbiu à peneira do WQS. Acabou migrando para o longboard.
"Até 19 anos, competi de pranchinha e longboard paralelamente. Não tive nenhum problema com isso, muito pelo contrário, um ajuda o outro na evolução. Acabei parando de competir o circuito de pranchinha. Hoje tenho ritmo de competição, mas preciso me readaptar aos critérios de julgamento, para aos poucos voltar a ser reconhecido no mundo pranchinha. A partir daí, acho que os resultados virão conseqüentemente."

O caminho é longo, mas ninguém duvida que Phil possa chegar lá. Agora, só falta patrocínio. Soa inacreditável, mas o atual campeão do mundo de longboard e dono dos fortíssimos atributos descritos no primeiro parágrafo do texto está com o bico da prancha branco, sem marca. Talvez agora, com a perspectiva da migração para a pranchinha, os sonolentos empresários acordem.

Marcadores: , ,

Surfe Deluxe
Blog de notícias sobre as ondas e seus personagens, escrito com palavras salgadas pelo jornalista Tulio Brandão.
Participe!
Surfe Deluxe divide a onda. O blog é aberto à participação dos leitores, com textos e fotos. Quem tiver história ou imagem, mande para surfedeluxe@gmail.com
Créditos
Foto de fundo: Saquarema, por Fábio Minduim / Layout: Babi Veloso
Feeds RSS
» Clique aqui e receba o blog no seu agregador favorito
» O que é RSS?

Surfe Deluxe, por Tulio Brandão :: tulio@surfedeluxe.com.br :: Assinar o feed