Surfe deluxe

Velhos ídolos, novas manobras*

4.6.10

Velhos ídolos, novas manobras*

O trem do Dream Tour chega esta semana a Imbituba para a terceira parada do ano. A expectativa inicial de que a velha guarda do circuito seria atropelada pela nova geração parece, pelo menos até a próxima bateria, esquecida. Os experientes yodas do tour tiveram, nas primeiras etapas, o fantástico desprendimento de aprender com os mais garotos. Quando perceberam a virada do esporte, com novas manobras e com mais velocidade, deram um jeito de assimilar novos truques com o trem em movimento.

Trata-se de um dos atributos dos grandes do esporte: a capacidade de se reinventar, de se adaptar às novas exigências impostas pelo tempo.

Nas quartas-de-final de Bells, contra o sempre mutante Kelly Slater, até Bede Durbidge - que apesar de não estar entre os mais velhos (27 anos) tem uma linha mais clássica - resolveu tentar o novo. Atrás do placar na bateria, o australiano acelerou numa onda da série e voou absurdamente, no maior aéreo executado na competição. Chamaram a manobra de Big Air, aos berros, na locução ao vivo em inglês. Na volta, por muito pouco, não conseguiu manter o equilíbrio. A sensação foi de que Bede só não voltou por ter caído de uma altura realmente alta e sentido o impacto da queda da prancha na onda. Se tivesse completado a manobra, provavelmente teria parado Slater. E a história do evento seria outra.

Aliás, em tempo, antes de seguir com o assunto: o aéreo simplesmente não foi incluído no vídeo on demand do evento. Não tenho concordado com o critério de edição desses vídeos. Muitas vezes, ondas importantíssimas para a história das baterias são cortadas sumariamente.

Até Adrian “Ace” Buchan, que tem a idade de Bede, escreveu a respeito do assunto. Em seu valioso blog pessoal no site Surfline, assinou um bom texto intitulado “Desenvolvimento e Adaptação” sobre a capacidade de reinvenção dos velhos donos da bola.

Diz aí, Ace: “O que eu amo no circuito é que todo mundo está aprendendo com todo mundo. Definitivamente, não são apenas os estreantes e wildcards aprendendo com os suspeitos usuais. É claro que, por ser uma cara nova, você chega ao evento e frequentemente ganha lições dos caras que já estão no tour em estratégias de bateria e como abordar diferentes picos. Porém, mais interessantes são as aulas que os surfistas do status quo estão tendo com os caras que batem na porta. Pegue o exemplo da performance acima-do-lip de Mick Fanning contra Gabriel Medina (que tinha passado pelo ex-campeão mundial CJ com um atraente surfe progressivo). Mas olhe também para o alley-oop com rotação completa de Kelly para vencer o evento. Tornou-se uma verdade para todos nós: precisamos nos desenvolver e nos adaptar.”

Com tantas lições, a parada brasileira do Dream Tour, pelas condições geralmente propícias a manobras aéreas, tornou-se desde já uma sala de aula com o que há de mais moderno e progressivo no surfe mundial. A diferença é que os professores, neste caso, são os discípulos novatos. E os alunos mais aplicados,os velhos mestres. Quem ganha a melhor nota?

* Extraído da coluna Leitura de Onda, do site Waves, publicada no dia 21/04/2010

Marcadores: ,

Surfe Deluxe
Blog de notícias sobre as ondas e seus personagens, escrito com palavras salgadas pelo jornalista Tulio Brandão.
Participe!
Surfe Deluxe divide a onda. O blog é aberto à participação dos leitores, com textos e fotos. Quem tiver história ou imagem, mande para surfedeluxe@gmail.com
Créditos
Foto de fundo: Saquarema, por Fábio Minduim / Layout: Babi Veloso
Feeds RSS
» Clique aqui e receba o blog no seu agregador favorito
» O que é RSS?

Surfe Deluxe, por Tulio Brandão :: tulio@surfedeluxe.com.br :: Assinar o feed