Surfe deluxe

2,8 milhões em ação

22.12.08

Slater no olho do mundo. Foto: ASP Rowland © Covered Images

A internet parece ter resolvido a velha incompatibilidade entre os eventos de surfe e a mídia. Com a transmissão via web das etapas, a ASP conseguiu resolver o dilema da exibição ao vivo sem ter que apelar para a compra dos direitos de uso de satélite - como fazem em eventos dos esportes com hora marcada, como F-1, futebol, etc. Transmissão via satélite é cara e, no caso do surfe, inviável, por conta do número de baterias, da imprevisibilidade do evento.

A transmissão pela internet começou com imagens borradas, de má qualidade. Mas a tecnologia - esse trem non stop que nos atrai e causa repulsa - vem salvando os aficcionados em surfe. A qualidade dos vídeos salta absurdamente de ano a ano. Em 2008, no computador, já dava para ver o detalhe da prancha do Slater. Talvez já na próxima temporada a qualidade da transmissão via web seja suficientemente boa para canais pagos de televisão exibirem sem medo de espantar o espectador mais exigente. Não vai demorar para a tecnologia aproximar muito a qualidade da transmissão via satélite da via web. O caminho é esse.

O diretor executivo da Tríplice Coroa Havaiana, Randy Rarick, dá os números do sucesso da transmissão via web. Nas seis semanas de janela dos três eventos do North Shore, 2,8 milhões de visitantes únicos acessaram a página da Triple Crown. "Tem muita gente ao redor do mundo lendo sobre o Havaí e assistindo a vídeos ao vivo feitos no North Shore. Eu não acredito que outros esportes baseados no Havaí cheguem perto desses números", disse Randy.

Na web, 2,8 milhões de visitantes únicos em seis semanas é um mar de gente. Vale a comparação: a última pesquisa de audiência dos sites de notícias do Ibope/Net Ratings mostra o Portal G1, da Rede Globo, com 3,5 milhões de visitantes únicos por mês, seguido pela Folha Online (UOL), com 3,4 milhões e pelo Terra, com 2,5 milhões. A página da Tríplice Coroa ficou na mesma faixa dos maiores sites de notícias de um país com 190 milhões de habitantes.

Marcadores: , , ,

Surfe Deluxe
Blog de notícias sobre as ondas e seus personagens, escrito com palavras salgadas pelo jornalista Tulio Brandão.
Participe!
Surfe Deluxe divide a onda. O blog é aberto à participação dos leitores, com textos e fotos. Quem tiver história ou imagem, mande para surfedeluxe@gmail.com
Créditos
Foto de fundo: Saquarema, por Fábio Minduim / Layout: Babi Veloso
Feeds RSS
» Clique aqui e receba o blog no seu agregador favorito
» O que é RSS?

Surfe Deluxe, por Tulio Brandão :: tulio@surfedeluxe.com.br :: Assinar o feed