Surfe deluxe

Flashback: palavras de Gerry Lopez

15.8.08


O Surfe Deluxe publicou dias atrás o post de um anúncio em meia página na editoria de Economia da Folha de São Paulo, em que a imagem vencedora de Gerry Lopez numa montanha d'água de Jaws era usada para vender o relógio suíço Omega (Leia aqui o post).


Mas nenhuma análise dos possíveis significados do Mr. Pipeline ocupando uma página dedicada a leitores de economia de um dos maiores jornais do país seria completa sem o próprio havaiano. Então, o Surfe Deluxe foi atrás do homem e, viva, Lopez prestigiou o blog.

Pelas palavras do mito, não há mais volta: o surfe já é parte do mainstream. Ele espera que a popularidade desse esporte continue crescendo, apesar de reconhecer a saturação dos picos.

Diante da tensão crescente, acredita estar surgindo uma "nova experiência de surfe", talvez pior que a de seus contemporâneos, mas ainda assim atraente. E decreta: ou os velhos surfistas desistem ou se adaptam às mudanças.

Quanto ao anúncio de meia página na Folha, Mr. Pipeline sai do tubo seco: "As grandes companhias já vêem o surfe como algo saudável e muito popular. Elas usam e vão continuar usando a imagem do esporte para promover seus produtos."

Abaixo, a íntegra da resposta do surfista:
"Surfistas iam pegar onda porque isso era diferente, os tornava diferentes. Representava mais a liberdade, se comparado a outros espores. A identidade do surfe é única, o surfe sempre esteve fora do mainstream, sempre teve o seu próprio caminho. No entanto, pelo fato de ser tão atraente para o praticante, cresceu tanto em popularidade que se tornou parte do mainstream no mundo moderno.

Hoje, todo mundo conhece os atrativos do surfe, todos sabem como o esporte é fantástico. Talvez alguns surfistas tenham esperança de que o esporte alcance o mesmo status de outros esportes, como golfe e tênis, mas a maioria preferiria mantê-lo num patamar menos popular.

Eu espero que o surfe continue a crescer em popularidade, mas o efeito disso são picos "overcrowded", que levam o surfista a experiências tensas, e diluem a experiência do esporte. No entanto, não é preciso muito para fazer um surfista ficar amarradão... uma boa virada, um cutback ou, especialmente, um tubo.

A experiência do surfe, portanto, é relativa. Os jovens surfistas vão se adaptar melhor porque crescerão dentro da nova experiência do surfe. Os surfistas mais velhos, que reclamam que o esporte está mudando - e não para melhor - vão desistir ou se adaptar às mudanças.
As grandes companhias já estão vendo o surfe como algo saudável e muito popular. Elas usam e vão continuar usando a imagem desse esporte como um veículo para promover seus produtos."

Marcadores: ,

Surfe Deluxe
Blog de notícias sobre as ondas e seus personagens, escrito com palavras salgadas pelo jornalista Tulio Brandão.
Participe!
Surfe Deluxe divide a onda. O blog é aberto à participação dos leitores, com textos e fotos. Quem tiver história ou imagem, mande para surfedeluxe@gmail.com
Créditos
Foto de fundo: Saquarema, por Fábio Minduim / Layout: Babi Veloso
Feeds RSS
» Clique aqui e receba o blog no seu agregador favorito
» O que é RSS?

Surfe Deluxe, por Tulio Brandão :: tulio@surfedeluxe.com.br :: Assinar o feed