Surfe deluxe

Séries de dois metros em Londres

11.1.08


Os ingleses jamais tiveram ondas de qualidade. Agora, tentam superar a carência da mãe natureza com tecnologia, invencionice e dinheiro, muito dinheiro. Será inaugurada em Londres, numa área às margens do Rio Tâmisa, uma superpiscina de ondas capaz de gerar ondulações de até dois metros.

Segudo reportagem da BBC Brasil, o projeto, estimado em R$ 70 milhões, é da empresa de esportes radicais Venture Extreme. A máquina cria dois tipos de séries de onda, a cada minuto: duas de 1,8 metro ou três entre 0,9m e 1,2m. As ondas poderão ser percorridas por mais de 100 metros, até uma praia artificial com capacidade para 200 pessoas. A 30 metros da praia, a piscina produzirá ondas menores.

Uma hora nesta Disneylândia custará ao surfista cerca de R$ 120. Os empresários esperam atrair 100 mil praticantes de surfe e bodyboarding por ano, além de 500 mil espectadores. Ou, como dizem os amigos que passaram a notícia ao blog, 500 mil londrinas de biquini. O complexo vai contar ainda com lojas de artigos esportivos, praia com palmeiras, bares e restaurantes.

"Tudo sobre esta experiência é falso, mas a diversão é real", disse o diretor da Associação Britânica de Surfe, Duncan Scott, ao jornal britânico The Guardian. Ele aposta no sucesso do treino em ondas idênticas. "Muitos acham que boas performances só acontecem quando podemos repetir a mesma onda muitas vezes, permitindo que nós tenhamos manobras perfeitas. Depois, podemos passá-las para as ondas reais."
Façam suas apostas: o futuro do surfe, a solução para o crowd ou mais uma invencionice cara e sem resultado prático para os surfistas de verdade?

Marcadores: , ,

Surfe Deluxe
Blog de notícias sobre as ondas e seus personagens, escrito com palavras salgadas pelo jornalista Tulio Brandão.
Participe!
Surfe Deluxe divide a onda. O blog é aberto à participação dos leitores, com textos e fotos. Quem tiver história ou imagem, mande para surfedeluxe@gmail.com
Créditos
Foto de fundo: Saquarema, por Fábio Minduim / Layout: Babi Veloso
Feeds RSS
» Clique aqui e receba o blog no seu agregador favorito
» O que é RSS?

Surfe Deluxe, por Tulio Brandão :: tulio@surfedeluxe.com.br :: Assinar o feed