22.1.08

A Inglaterra quer mesmo entrar na rota do surfe. Depois da notícia da piscina de onda em Londres, agora é a vez de os surfistas bretãos vibrarem com a confirmação da construção do primeiro reef artificial da Europa, em Boscombe, no sudoeste do Reino Unido. Depois de anos de negociações, o Conselho de Bournemouth obteve licença ambiental para a iniciar as obras. O reef vai estar pronto em outubro deste ano.
O projeto prevê a colocação de sacos de areia geo-têxteis (já utilizados em reefs na Austrália e na Nova Zelândia) perto do píer da praia, de modo a criar uma direita tubular com mais de 75 metros de extensão. O reef será projetado para receber ondulações de até três metros.
Roger Brown, gerente de serviços de lazer do Conselho de Bournemouth, comemorou a notícia: "A área já tem uma excelente reputação entre os praticantes de esportes aquáticos, mas o reef vai colocá-la definitivamente no mapa do surfe. Se as condições climáticas permitirem, vamos tentar terminar a obra ainda em agosto."
Além do reef, o projeto prevê novidades como um outlet de surfe e um restaurante todo em vidro, com visão panorâmica do pico. Mais informações no site do conselho (
vai lá).
Marcadores: Boscombe, Inglaterra, reef artificial