Surfe deluxe

Galápagos: a vingança do tubarão

31.1.08

O neozelandês Sam Judd, de 24 anos, surfava no Arquipélago de Galápagos em dezembro, quando foi atacado por um tubarão de cerca de três metros. Depois de lutar com o animal pela sobrevivência, o kiwi saiu da água como se tivesse ganho na megasena: com "apenas" 23 perfurações de dente na perna esquerda e nenhum ferimento que pudesse gerar amputação de membros.

Judd não soube dizer que espécie o atacou. Seria mesmo difícil sua identificação num arquipélago procurado por mergulhadores do mundo todo, entre outras coisas, pela fartura do animal mais temido do mar. Há tantos tubarões por ali que uma das espécies ganhou o nome de Galápagos. Apesar da profusão de grandes mandíbulas, o neozelandês foi vítima do primeiro ataque de tubarão da história do arquipélago, seja a um surfista ou mergulhador.

É emblemático que o tubarão tenha mordido pela primeira vez um surfista meses depois de o presidente do Equador admitir que Galápagos corre sério risco ambiental, com a degradação sistemática de seu ricos e frágeis ecossistemas. As ilhas sofrem os efeitos da sobrepesca e da pesca predatória, da migração (a população mais que dobrou desde 1990), da introdução de espécies exóticas agressivas na fauna e na flora e, volta e meia, de um derramamento de óleo, como o ocorrido em 2001.

A natureza, possivelmente, está cobrando o seu preço. E pensar que a fartura de espécies de Galápagos ajudou Charles Darwin a desenvolver a Teoria da Evolução pela Seleção Natural. O inglês descobriu que alguns seres vivos se transformam para vencer os desafios de um ambiente adverso. O tubarão que o diga.

Marcadores: , ,

Surfe Deluxe
Blog de notícias sobre as ondas e seus personagens, escrito com palavras salgadas pelo jornalista Tulio Brandão.
Participe!
Surfe Deluxe divide a onda. O blog é aberto à participação dos leitores, com textos e fotos. Quem tiver história ou imagem, mande para surfedeluxe@gmail.com
Créditos
Foto de fundo: Saquarema, por Fábio Minduim / Layout: Babi Veloso
Feeds RSS
» Clique aqui e receba o blog no seu agregador favorito
» O que é RSS?

Surfe Deluxe, por Tulio Brandão :: tulio@surfedeluxe.com.br :: Assinar o feed